segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Preview Dreamhack Winter 2014




Por: Xico Santos

Cá estamos, parece que ainda foi ontem a DreamHack Winter 2013 o primeiro Major Tornament de 250K$ no CSGO, mas já passou um ano e este é já o 4º grande torneio de CS:GO onde no total já está investido 1 Milhão de Dolares em prémios. Senhoras e senhores é vos apresentado DreamhHack Winter 2014 CSGO Championship, em Jönköping, na Suécia, naquele que é o maior festival de jogos de computador em todo o mundo a DreamHack.






Não vou falar dos problemas e pequenas injustiças com os Qualificadores tanto em LAN, como Online, nem vou falar da recente polémica com os VAC bans A jogadores profissionais, vou apenas dedicar este espaço à análise e previsão do torneio em si.
É um grande desafio organizar um torneio deste tamanho 2 anos seguidos.









Grupo A

Bem apesar de ter provavelmente a equipa mais fraca do torneio neste grupo, acho que este grupo é aquele onde é mais difícil de se passar, porque estão lá nada mais nada menos que os Fnatic, a actual nº1 no mundo CS:GO, que tem ganho todos os torneios em LAN nos ultimos tempos, incluindo torneios muito importantes como a ESWC  e é a atual detentora do titulo de CS:GO da DreamHack Winter, e  vice campeã no ultimo Major Tornament na Alemanha.

Como se isto não basta-se ainda temos a equipa americana que tem feito mais sucesso nos Major Tornaments de CS:GO os Cloud 9, e que em todos os torneios que vêm fazer à Europa são sempre eliminados com muita sorte ou neste caso azar deles.

Para além destes dois grandes nomes, ainda temos a equipa ucraniana Hell Raisers, que apesar de não estarem numa fase muito boa, também já têm provas dadas como uma equipa que pode fazer estragos, apesar da achar que isso não vá acontecer.

E por ultimo a equipa que eu referi como a mais fraca do torneio, vinda da África do Sul, Bravado Gaming, depois destes Major Tornaments terem equipas da Austrália e da Índia, é a vez das equipas africanas, ou em palavras da Shakira "it´s time for Africa".  

Apesar de haver muitas equipa da Europa e dos USA que provavelmente são muito mais fortes e não estão neste torneio, acho uma boa iniciativa tentarem ter equipas de outros continentes sem ser América do Norte e Europa, porque mesmo no futebol isso aconteçe. No entanto não vejo esta equipa a fazer grande torneio, alias acho que vão para casa sem nenhuma vitória.

Equipas favoritas a passar:
Fnatic (Suécia);
Cloud 9 (EUA).

Grupo B

Começo por falar de uma equipa bastante peculiar, os iBUYPOWER. Apesar de vencerem praticamente tudo nos Estados Unidos, cheguem à Europa e até fazem torneio satisfatórios, mas quando chega a altura de um Major Tornament, eles nunca passaram de grupo, mas no entanto acho que isso vai mudar neste torneio, não só pela ajudinha dos Titan que foram desqualificados do torneio, e o grupo ficando assim mais acessível, mas também pelo seu desempenho na Europa, que tem melhorado, mesmo em torneios, importantes como a ESWC e a FaceIt League.
Será que é desta que a equipa de "swag" corresponde às espectativas?

















Outra grande equipa neste grupo são os Dinamarqueses Dignitas, que nos ultimos dois Major Tornaments, chegáram sempre às meias finais, ma no entanto não olho para eles como uns dos maiores favoritos à vitória, mas neste grupo, têm claramente um lugar nas equipas promovidas aos Play-offs.

Também da Dinamarca vêm os Copenhagen Wolves, que pode agradecer a presença deste torneio à desqualificação dos Titan. Mas não vejo esta equipa a chegar longe no torneio e para mim eles não passam de grupo, no entanto já se podem considerar sortudos por lá estarem.

Neste grupo a unica equipa estreante nestas andanças são os PENTA Sports vindos da Alemanha, desta equipa ainda espero menos do que dos Copenhagen Wolves, mas já é muito bom para esta pequena equipa, conseguir passar o desafio dos qualificadores europeus online.

Equipas favoritas a passar:
Team Dignitas (Dinamarca);
iBUYPOWER (EUA).

Grupo C

Bem este é o grupo do actual campeão dos Major Tornaments, falo eu dos Ninjas in Pyjamas. A vitória no ultimo Major, a ESL One Cologne, foi a vitória mais importante na história da equipa de CSGO dos NiP, mas no entanto depois disso, a vida dos NiP, tem sido tudo menos um mar de rosas, na DreamHack Stocckholm, não passaram de grupo, não se qualificaram para a fase final da FaceIt Legue e na ESWC Paris nem perto de passar de grupo estiveram e ainda o aposentamento do jogador Fifflaren, mas os NiP já nos habituaram a um nivel mais baixo entre os Major Tornaments, mas quando eles chegam aos Major passam por uma preparação muito boa, com estágios bastante rentáveis, em casas que arranjam para estarem todos juntos ou na casa de jogos "Inferno Online", por isso nunca se sabe, mas de qualquer das formas, acho que a passagem dos NiP aos Play-offs não vai ser muito complicada.

Fifflaren apesar de retirado, vai fazer parte da equipa de casters do Torneio




















Outra equipa muito boa neste grupo são os LDLC, que depois de ver os Titan e os Epsilon serem retirados do torneio, são agora a unica equipa a representar França. Depois do 2º lugar na ESWC e outros excelente torneios nos últimos tempos, considero os LDLC claramente a 2º melhor equipa do mundo actualmente, e claramente também afirmo que os LDLC têm um lugar nos Play-offs, e apenas os NiP lhes podem fazer frente neste grupo.

As outras duas equipas são os Planetkey Dynamics da Alemanha e os ESC Gaming da Polónia, que não os vejo a fazerem grandes estragos no torneio, mas mesmo assim estas equipas são estreantes, e devem estar muito contentes por aqui terem chegado.


Equipas favoritas a passar:
LDLC (França);
NiP (Suécia).


Grupo D


Bem, neste grupo podemos encontrar o um dos vencedores de Major Tornamets, Virtus.Pro, que venceram a EMS One Katowice, na Polónia, como equipa da casa, antes desse torneio não eram considerados, uma equipa de topo mundial, era bastante boa mas não das melhores, mas depois desse surpreendente vitória em que dominaram a concorrência, tudo mudou, e não foi uma vitória ao acaso, no Major seguinte chegaram facilmente aos play-offs, e venceram torneios importantes como a G Finity G3 2014. Neste torneio, acho que podem chegar longe e terão uma passagem relativamente tranquila pela fase de grupos.
Será que os Virtus.Pro conseguem repetir o feito de Katowice?


















Uma equipa que também melhorou muito nos ultimos tempos, foram os Natus Vincere(Na`Vi), eles sempre se conseguiram qualificar para os Major Tornaments, mas nos 2 primeiros nem perto de passar de grupo ficavam, até que no 3º Major, a ESL One Cologne, eles conseguiram finalmente chegar aos Quartos de Final, eles entre o 2º e o 3º Major, conseguiram melhorar bastante, em resultados, e agora na DreamHack Winter 2014, acho que também conseguirão passar a fase de grupos sem grandes dificuldades.

Outra equipa a ser convidada para o torneio foram os Dinamarqueses, myXMG, que apesar de falharem nos qualificadores online, foram convidados, mas mesmo assim esta equipa, tem poucas hipóteses de passar de grupo.

E por fim, uma equipa que pode agradecer a sua presença devido à desqualificação dos Epsilon, provavelmente, pouca gente esperava que eles fossem participar no torneio, os Flisid 3 Tactics, como são suecos, talvez possam aproveitar a vantagem de jogar em casa e passar de grupo, mas acho isso bastante improvável.

Equipas favoritas a passar:
Virtus.Pro (Polónia);
Natus Vincere (Ucrânia).

Previsões finais:

Equipas favoritas à vitoria:
Fnatic (Suécia);
LDLC (França);
NiP (Suécia).

Equipas com alguma probabilidade de vencerem:
Team Dignitas (Dinamarca);
Virtus.Pro (Polónia);
Natus Vincere (Ucrânia);
Cloud 9 (Estados Unidos);
iBUYPOWER (Estados Unidos).

Equipas com pouca probabilidade de vencer:
Hell Raisers (Ucrânia);
Copeghagen Wolves (Dinamarca).

Equipas com  probabilidade de vencer quase nula:
PENTA Sports(Alemanha);
Flipsid 3 Tactics (Suécia);
Planetkey Dynamics (Alemanha);
ESC Gaming (Polónia);
myXMG (Dinamarca);
Bravado Gaming (África do Sul).



Quem será o grande vencedor?






















Sem comentários:

Enviar um comentário